Pacientes e acompanhantes de Santa Maria que eram conduzidos à Clínica Oftalmológica de Faxinal do Soturno, em um micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Santa Maria, se machucaram durante o percurso por causa de um quebra-molas. Até as 18h20min de sexta-feira, duas pessoas estavam internadas no Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno. Maria da Silva Rossato, 74 anos, fraturou duas vértebras próximas à lombar.
Trevo da Uglione, na BR-392, terá bloqueio parcial neste sábado
Segundo a prefeitura de Santa Maria, o motorista alega que o redutor de velocidade não existia antes e não estaria sinalizado, pois a pavimentação asfáltica foi refeita há pouco, ao que o condutor passou sem o cuidado necessário. Os passageiros foram projetados para o alto e acabaram caindo ao chão. Foi neste momento que a idosa fraturou as vértebras. Simara da Silva Rossato, 44 anos, é filha de Maria e estava de acompanhante da mãe na viagem. Ela bateu a cabeça e desmaiou.
O vigilante Luciano Rossato, 40 anos, irmão e filho de duas vítimas, conta que a mãe não sentiu mais as pernas depois do acidente. E a irmã passou o dia tendo desmaios e vômitos. Contudo, ele ficou indignado que o motorista deixou os pacientes em Faxinal do Soturno.
- Elas estão lá, desacompanhadas. Tentei contato com a Secretaria (de Saúde) e eles não querem levar um familiar para lá, para fazer companhia para elas. Pedi então que transferissem elas para o Husm, mas a prefeitura diz que não pode. Uma falta de responsabilidade isso - diz Rossato.
A partir de segunda, estudantes voltarão a pagar para emitir carteirinhas
A prefeitura disse, em nota, que o motorista trafegava em área urbana de Faxinal, dentro do limite de velocidade, no momento que o acidente aconteceu. O Executivo informou que quatro pessoas foram encaminhadas para o São Roque. Duas tiveram escoriações, foram medicados e liberados. Os outros dois, Maria e Simara, foram internados.
Em trecho da nota a prefeitura afirma que "o Hospital São Roque está em contato com o Husm para a transferência desses pacientes, que serão conduzidos por uma ambulância da Prefeitura de Santa Maria."
Obra do Calçadão não tem garantia de ser concluída
Além disso, a administração municipal diz que acompanha o caso e toma as providências necessárias. O Executivo reforça que a orientação é que todos as pessoas transportadas pelo micro-ônibus usem cinto de segurança.